Introdu o 2
Atualmente a indústria da construção está sendo um dos sectores de grande aproveitamento, principalmente a nível dos países que estão em vias de desenvolvimento.
Antes de se levar avante a execução de uma determinada obra, há a que fazer-se primeiro um projeto arquitetónico. A elaboração de um projeto arquitetónico deve considerar a iteração com a estrutura; para conceber um projeto consistente é necessário considerar o arranjo estrutural, assim como as dimensões da peça, mesmo que de forma aproximada, e isto é o que constitui o pré-dimensionamento.
De modo a facilitar a compreensão, o pré-dimensionamento da estrutura foi dividido em partes, nomeadamente: lajes, vigas, pilares e sapatas.
Para o engenheiro o pré-dimensionamento é uma etapa do cálculo estrutural, isto porque a estrutura tem influência na concepção dos espaços arquitetónicos, podendo em alguns casos, a arquitetura e estrutura se confundirem, ou seja, é a estrutura que define a distribuição dos cômodos, dos vãos, das coberturas, dos acessos e da circulação, além de determinar o aspecto estético da edificação. É importante que o arquiteto, através da criação da estrutura, elabore um arranjo estrutural antes de passar a etapa de pré-dimensionamento, definindo geometria, posição e interligação dos elementos estruturais, permitindo encontrar a peça e a secção que será estimada. Nesta ordem, a concepção do projeto arquitetónico levará em conta está peça pré-dimensionada, gerando um projeto consistente, o que também facilita a elaboração posterior dos projetos técnicos de engenharia, em destaque o projeto estrutural, Dessa maneira evita-se retalhos ao engenheiro e ao arquiteto, o que implica economia de tempo e recursos,
A estrutura
A resistência do edifício será garantida por uma estrutura de betão armado.
A estrutura vem para dar realidade ao idealizado pelo projeto arquitetónico. Quando da sua elaboração é necessário que a estrutura seja também seja concebida em conjunto. A