INCLUSÃO E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Adilson Moreira Dias Junior2
Resumo
Este trabalho é uma analise e reflexão sobre as concepções dos envolvidos no processo de inclusão – professores, gestores e pais de portador de necessidades especiais. Pretende, através da análise de depoimentos e pesquisas realizadas com estas personagens do contexto, fornecer um panorama das idéias gerais que as pessoas envolvidas têm da atual forma de proceder a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais – não diferenciadas neste trabalho, mas consideradas de forma geral – em salas de aula regulares. Ao mesmo tempo a presente análise expõe seus resultados sinalizando que há caminhos a serem percorridos na compreensão, aplicabilidade e na adequação da linguagem, metodologia, abordagem pedagógica e nos projetos exercidos pela escola na qual ocorre o processo inclusivo educativo.
Palavras chave: inclusão, deficiência, educação inclusiva
INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é abrir a possibilidade de uma reflexão aprofundada sobre o tema da inclusão no ambiente escolar. No que diz respeito aos portadores de necessidades especiais ou portadores de necessidades específicas, a humanidade, ao longo da história, sempre precisou refletir e tomar atitudes a respeito. Embora, antigamente, essas ações fossem sempre eliminatórias ou excludentes, surge no século XIX uma nova vertente de reflexão que considera o portador de necessidades especiais como o que de fato ele é, ser humano, dotado de capacidades que são limitadas ou inexistentes devido a uma série de fatores. E com base nesse novo paradigma, o trato do portador de necessidades especiais ganhou novas propostas visando a sua habilitação ou reabilitação e profissionalização.
Contudo, se o cuidado e atenção dirigidos ao portador de necessidades especiais se mantivessem nessa perspectiva ainda assim se perpetuaria a visão discriminatória e excludente que permeia a sociedade como um