Pontos de Lagrange
Conceitos de Física do Sistema Solar
São Paulo, 2014
QUEM DESCOBRIU?
Os Pontos de Lagrange foram definidos pelo matemático italiano
Joseph-Louis de Lagrange (Turim, 25 de janeiro de 1736 — Paris, 10 de
abril de 1813) quando descobriu a existência de pontos especiais próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos.
O QUE SÃO?
Pontos especiais próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos. Os cinco pontos de Lagrange são chamados de L1, L2, L3, L4 e
L5.
Fig 1. Os pontos de Lagrange da Terra
O QUE CAUSA?
As forças gravitacionais de dois corpos massivos (Sol-Terra) cancelam a aceleração centrípeta das massas, criando uma espécie de vazio gravitacional. Fig.2 Campos gravitacionais de cada ponto de Lagrange
Fig 3. Em azul os pontos de Lagrange da Terra e em amarelo os pontos de
Lagrange da Lua.
DEFININDO CADA PONTO E SUAS APLICAÇÕES
L1
L1- Sabemos que quanto mais próximo um objeto está do Sol, mais rápido ele se move em sua órbita, de modo que qualquer corpo que esteja em uma órbita mais próxima do Sol, logo passará a Terra.
No entanto isso não ocorre para o L1, pois a gravidade da Terra faz uma força em direção oposta a atração gravitacional ao do Sol, cancelando um pouco desta atração exercida pelo Sol.
Deste modo, com um “puxão” mais fraco do Sol, o corpo precisa de menos velocidade para manter sua órbita, podendo abrandar e manter a mesma velocidade e posição de translação da Terra.
L1- é uma boa posição para monitorar o Sol desde o fluxo constante de partículas do Sol, o vento solar, atinge L1 cerca de uma hora antes de chegar a Terra. 1,502 milhão quilômetros da Terra. Sonda SOHO está localizada no ponto L1 monitorando o Sol constantemente.
L2
L2- De um modo semelhante ao L1, o L2 está do lado “noite” da Terra
(além da órbita da Terra). Um objeto celeste presente neste ponto encontrase mais distante do Sol, e portanto deve orbitar mais lentamente do que a
Terra, mas a