Problemas Ambientais Decorrentes do Desenvolvimento Humano
O homem que sempre utilizou a natureza para garantir sua existência e produzir ferramentas necessárias para seu desenvolvimento percebeu que suas intervenções, principalmente após a Revolução Industrial estava causando grandes problemas ambientais. Inicialmente as intervenções humanas no meio ambiente eram para garantir a sobrevivência, mas, posteriormente, utilizou-se da natureza como meio de reafirmar seu domínio sobre as demais espécies, usando da biodiversidade para obter condições mais cômodas em sua vida. Este artigo evidencia as consequências do desenvolvimento humano sobre o meio ambiente, demonstrando que no início de seu progresso o homem acreditava que a natureza era fonte inesgotável de recursos sendo que tal pensamento fez com que surgissem problemas ambientais e um novo conceito sobre a exploração ambiental. O presente trabalho busca identificar os problemas e danos ambientais causados durante o processo de desenvolvimento humano, a emissão de poluentes químicos, a deposição de resíduos sólidos no Brasil e consequentemente os efeitos da poluição química a saúde humana.
Palavra-chave: Danos ambientais. Poluentes Químicos. Desenvolvimento Humano. Resíduos Sólidos.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente vive-se um momento de grandes preocupações com relação ao meio ambiente. O desenvolvimento da sociedade e o crescimento populacional vêm acarretando uma destruição ambiental em massa, levando em consideração a utilização de produtos e serviços que emitem cada vez mais poluentes químicos, ocasionando danos ao meio ambiente e a saúde humana. Contudo, há um grande interesse mundial em buscar soluções imediatas, a fim de preservar gerações futuras de catástrofes ambientais.
No início do desenvolvimento da sociedade o pensamento mundial dominante era de que o meio ambiente seria fonte inesgotável de recursos e que toda a ação de aproveitamento da natureza fosse infinita. Para que houvesse um desenvolvimento, em todos os sentidos, era preciso