A BIOÉTICA E A INTERDICIPLINARIDADE

336 palavras 2 páginas
A bioética e seus princípios gerais da autonomia ou respeito pela pessoa,
Beneficência e justiça;
O que é bioética? Refere-se normalmente a questões éticas que vêm aparecendo com o avançar das ciências da vida. Deu-se um importante passo para a consolidação da medicina e da biologia enquanto ciências.
Sendo assim, a bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que valorizam e justificam eticamente os atos humanos que podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais. E que comportam fatos novos produzidos pela genética e biotecnologia.Pode também, ser considerada como um novo tipo de ética, não mais focada exclusivamente nos seres humanos, e sim abrangendo toda a vida na terra. Pode-se considerar que as inovações biotecnológicas das últimas décadas é que estariam obrigando o homem a criar uma nova ética.
A ética de um povo ou de um grupo social é um conjunto de costumes consagrados, informados por valores. A partir desses costumes é que se estabelece um sistema de normas de comportamento cuja obediência é geralmente reconhecida como necessária ou conveniente para todos os integrantes do corpo social. Se alguém, por conveniência ou convicção pessoal, procura contrariar ou efetivamente contraria uma dessas normas atem comportamento antiético, presumivelmente prejudicial a outras pessoas ou a todo o grupo, quando não a todo.
Bioética e interdisciplinariedade.
A Ética Aplicada surge como uma resposta a problemas, é uma reflexão com base na realidade. A Bioética, atualmente, é considerada como sendo a Ética Aplicada às questões da saúde e da pesquisa em seres humanos. A Bioética aborda estes novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Desta forma, estimula novos patamares de discussão e de reflexão, que podem possibilitar soluções adequadas.
.

Adriano sante nascimento
Ra 1144806

A BIOÉTICA E A INTERDISCIPLINARIEDADE

Clarentiano centro universitário
Superior

Relacionados

  • Bioética e Interdiciplinaridade.
    889 palavras | 4 páginas
  • Bio tica
    500 palavras | 2 páginas
  • Testamento Genético e Reprodução assistida post- mortem: paradigma bioético da autonomia da vontade no direito sucessório e suas implicações no sistema jurídico brasileiro
    19249 palavras | 77 páginas
  • Genética e ética: levantamento de opiniões entre os funcionários da universidade estadual de goiás (unucet-anápolis)
    16697 palavras | 67 páginas
  • violencia contra a mulher
    15495 palavras | 62 páginas