Bio tica
Antropologia, Ética e Cultura
Araçatuba – SP 2015
BIOÉTICA
Com o surgimento da Bioética (década de 70), era necessário estabelecer alguns métodos para resolver e analisar casos concretos e problemas éticos que surgiam da pratica da assistência à saúde. Buscando o respeito ao valor humano e a dignidade, estando fundamentada na teoria ética prática normativa, assim ajudando a orientar e a tomada de decisões frente aos problemas.
Onde seus princípios são de preservar e ajudar qualquer tipo de ser humano, o respeito pela pessoa, justiça e beneficência, Onde esses princípios devem cumprir com suas obrigações, mas nem sempre são o suficiente para resolver os problemas.
Beneficência como o próprio nome já diz, deve-se buscar fazer o bem a todo ser vivo evitando o mal, respeitando também o que o próximo considera o que é bom para sim mesmo.
Justiça é respeitar com imparcialidade o direito de cada um, sem prejudicar ambas as partes.
Autonomia respeitar e dar autonomia as pessoas, permitindo sua liberdade de decisão, de gerenciar sua própria vontade sem influenciar de outra pessoa.
BIOÉTICA E FRONTEIRAS COM A POLÍTICA, TEOLOGIA E GEOGRAFIA
A Política é a esfera do poder, isto é do poder de decisão para adotar esse ou aquele caminho a trilhar, onde as fronteiras entre a Bioética e a Política precisam conter uma constante vigilância e uma analise critica vigorosa, pois o avanço pode ser de grande valia, porem pode produzir também abusos e destruição.
Filosofia, onde a ética é um tema recorrente da Filosofia, mas podemos concluir que a mesma passa ser um importante auxiliar nos estudos, nos debates e na solução de problemas da Bioética.
Direito é uma área com grande campo para interpretação, por isso é difícil estabelecer um posicionamento