BIO TICA
ÉTICA APLICADA À VIDA
O que é a Bioética?
Segundo o dicionário Houaiss (2001) a Bioética é o estudo dos problemas e implicações morais despertadas pelas pesquisas científicas em biologia e medicina.
A Bioética abrange questões como a utilização de seres vivos em experimentos, a legitimidade moral do aborto ou da eutanásia, as implicações profundas das pesquisas e práticas no campo da genética, etc".
Células-tronco embrionárias e os
Referenciais em Bioética
Acredita-se que as duas pessoas que criaram o termo foram Van
Rensselaer Potter e André Hellegers em 1971.
A Bioética, lançada por Van Rensselaer Potter e entendida como a ética aplicada à vida, surgiu como uma resposta para questões suscitadas pela sociedade frente às novas questões que surgiram com o desenvolvimento técnico - científico no último século. Durand cita que o campo de aplicação para a bioética, segundo Potter, seria vasto.
Esse campo englobaria o controle da população, a paz, a pobreza, a ecologia, a vida animal, o bem-estar da humanidade e conseqüentemente a sobrevivência da espécie humana.
Posteriormente, essa visão ampla da bioética se limitou às questões surgidas do desenvolvimento das ciências biológicas e sua aplicação na medicina. Teoria principialista de Beauchamp e Childress
A
Bioética inicialmente tinha como base a teoria principialista de Beauchamp e
Childress a partir do Relatório Belmont, publicado em 1978 nos Estados Unidos, a fim de guiar as questões éticas relativas à pesquisa científica nas áreas de biomedicina e de ciências da saúde. Neste relatório foram citados três princípios gerais fundamentais: respeito pela pessoa, beneficência e justiça.
O que isso tem haver com células tronco embrionárias?
Porque isso implica tanto para as argumentações ditas
"conservadoras" (Igreja) quanto às denominadas
"progressistas“ (Cientistas) .
A Bioética discute o que diz respeito as teorias do surgimento da personalidade do embrião (quando que há vida? Quando