Lagrange
Turim tinha sido a capital do ducado de Sabóia, mas tornou-se a capital do reino da Sardenha, em 1720, 16 anos antes do nascimento de Lagrange. A família de Lagrange tinha conexões francesas do lado de seu pai, seu bisavô ser um capitão de cavalaria francesa, que deixou a França para trabalhar para o Duque de Sabóia. Lagrange sempre se inclinou em direção a sua ascendência francesa, pois, como um jovem que iria assinar o próprio Ludovico LaGrange ou Luigi Lagrange, usando a forma francesa de seu nome de família.
Apesar do fato de que o pai de Lagrange tinha uma posição de certa importância no serviço do rei da Sardenha, a família não eram ricos desde o pai de Lagrange havia perdido grandes somas de dinheiro na especulação financeira sem sucesso. A carreira como advogado foi planejado para Lagrange por seu pai, e certamente Lagrange parece ter aceite esta de bom grado. Estudou na Faculdade de Turim e seu assunto favorito era latim clássico. No começo, ele não tinha grande entusiasmo pela matemática, encontrar a geometria grega bastante aborrecido.
O interesse de Lagrange na matemática começou quando ele leu uma cópia do Halley 1693 a obra de sobre o uso de álgebra em ótica. Ele também foi atraído para a física pelo excelente ensino de Beccaria na Faculdade de Turim, e ele decidiu fazer uma carreira para si mesmo em matemática. Talvez o mundo da