INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL
CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CÉSAR BRÁULIO SUMBO MACAIA
NADIA SORAIDA MATEUS PESSOA
INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL: MÉTODOS DE LAGRANGE E NEWTON
CRICIÚMA, MAIO DE 2010.
CÉSAR BRÁULIO SUMBO MACAIA
NADIA SORAIDA MATEUS PESSOA
INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL: MÉTODOS DE LAGRANGE E NEWTON
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a disciplina de Projeto Interdisciplinar da Computação II (PICII).
Orientador Profª. Luciano Antunes
CRICIÚMA, MAIO DE 2010.
SUMÁRIO
1. TEMA
Interpolação polinomial: Métodos de Lagrange e Newton.
2. PROBLEMA
Dado ao avanço da tecnologia, gerou-se uma necessidade de melhorar todas as tarefas que sempre foram muito longas e cansativas, sendo o cálculo de interpolação, uma função y = f(x), em um conjunto discreto de pontos pertencentes a um intervalo (a, b), o cálculo consiste em substituir ou aproximar a função por uma outra y = g(x). Existe uma grande necessidade de utilizar este procedimento principalmente quando a função não é conhecida na sua forma analítica e sim por meio de um conjunto de pontos, ou mesmo quando é conhecida a sua forma analítica mas as operações de diferenciação e integração são extremamente difíceis ou impossíveis de realizar. Sendo assim surgiu a necessidade de criar um software capaz de realizar cálculos básicos e até mais complexos sobre interpolação, pelos métodos de Lagrange e Newton, afim de reduzir o número de erros de cálculos, e no nosso caso usando o software como um auxilio na execução dos cálculos, servindo como um método de tirar a prova ao nosso cálculo feito passo-a-passo.
A grande dificuldade para os alunos e professores ao calcular a interpolação no geral é o processo trabalhoso de calcular passo a passo a manuscrito. Por exemplo no método de Newton para calcular as diferenças divididas existem muitos