ponto de mutação
- Jack, mesmo sendo um importante político, tem que se inserir em um sistema. Pois, a vida é na base de investimento e os simples empregos foram desconsiderados. Tipo, o poeta não recebe o dinheiro que necessita para sobreviver. Não podemos mais trabalhar como um hobbie e sim para ter uma condição de vida digna.
- Antigamente, não tinha relógios, o tempo não era mecânico. Isso até chegar o Dia do Juízo, que seria tipo uma felicidade se alguém chegasse nesse dia. O tempo era sagrado.
- “Nenhum santo sustenta-se só” – Isso quer dizer, que ninguém é uma ilha, ninguém é isolado.
- Antigamente, as estruturas eram para deixar as pessoas inferiorizados, privados de suas existências independentes.
- Agora todos só falam de si, a liberdade não valeria muito a pena.
- Sempre tem alguém que decide por você, o que deve fazer, o que não deve, etc, perde-se a identidade.
- O relógio, isto é, o tempo mecânico foi a causa da primeira ruptura do homem com a natureza. Assim, confudiu-se o relógio com os cosmos (universo)
- As questões políticas, tanto de direita como de esquerda, são mecânicas.
-Descartes: ele foi o primeiro arquiteto da visão do mundo como relógio, uma visão mecanicista que domina vocês políticos.
“Uma pessoa saudável era um relógio bem feito e um doente, um relógio mal-feito”
Quando ele propôs isso provocou uma ruptura revolucionária com a igreja. Ele queria saber como o mundo funcionava sem a ajuda do Papa, pois, para ele, o mundo era só uma maquina.
Esse pensamento tomou conta de tudo. Mas, esse pensamento é antigo. Precisamos de uma nova maneira de entender a vida. Os cientistas já mudaram, falta os políticos dentro da cabeça deles.
- É como se a natureza fosse um relógio. Você desmonta, a reduz a um monte de peças simples e fáceis de entender, analisa-as e aí passa a entender o todo.
- Os problemas do mundo não o resolverá olhando as formas de contracepção isoladamente. Tem que ver uma coisa pelo todo.
É como se