O ponto de mutação
O Filme Ponto de Mutação baseado no livro de mesmo nome do escritor Fritjof Capra, traz um embate entre os pensamentos de uma física desiludida com os rumos que sua profissão tomou, um político bem sucedido nos USA que, no entanto, acaba de perder a eleição para presidente e por último um poeta que está recém-separado e se encontra na crise da meia-idade. É na discussão travada entre esses personagens que se desenrolará a história do filme.
Thomas Harrimann (John Heard) é um poeta que abandona a vida agitada de Nova York e se muda para um vilarejo, com o intuito de passar de forma mais serena pela fase difícil em que se encontra, já que as grandes cidades fornecem às pessoas um turbilhão de emoções não propiciando muitas vezes a oportunidade de vivenciar e entender cada emoção. Quando já se encontra distante desse “centro de conturbações”, percebe que seu amigo o político Jack Edwards (Sam Waterston) que acaba de ser derrotado nas eleições presidenciais encontra-se também em conflito com suas próprias ideias, convidando o então para uma temporada neste lugar tão tranqüilo.
É durante um passeio a um castelo, que estes dois amigos irão encontrar Sonia Hoffmann (Liv Ullmann), uma cientista desiludida com os fins que sua pesquisa serviu, afasta-se então desse mundo cientifico para poder repensar suas convicções. A partir do que foi descrito fica claro a configuração do quadro onde irá se desenvolver a história, são pessoas que de uma forma ou de outra passaram por alguma desilusão e se passaram a questionar de certo forma tudo aquilo que acreditavam ser real, verdadeiro.
O principal embate se dá entre Sonia e Jack, em que a primeira questiona a visão unilateral, cartesiana que atinge grande parte dos políticos, ou seja, uma visão de que para se alcançar a verdade de algo é necessário dividi-lo em partes e assim obter idéias claras e distintas, quando, na realidade, segundo a cientista, deve-se buscar