O PONTO DE MUTACAO
ALINE GOMES MENEZES DA LUZ
O PONTO DE MUTAÇÃO
CURITIBA
2014
Correlação do filme “ O ponto de Mutação” com o Texto “O pensamento clinico e a integração dos dados do diagnostico Psicológico.”
O filme Ponto de Mutação nos retrata a sensibilidade e reflexão sobre as bases da existência e da integração do pensamento e das ações humanas no contexto do desenvolvimento, na busca de uma melhoria na vida e o progresso equilibrado e sustentado.
O político e o poeta, uns dos personagens do filme, se vem em um questionamento cada qual preso em seu mundo, procurando nele o sucesso sua direção, tal qual uma solitária ilha. Já outro personagem busca o caminho, se transformar no isolamento, na fuga o perdão pelos resultados de suas ações e criações, podendo comparar isso com o diagnostico do sujeito.
Ao se prenderem ao seu mundo próximo e com limites claros e estruturados, eles tendem a aplicar de certa maneira o cinismo que apregoam como básico: a convivência com pessoas menos inteligentes ou que podem ser conduzidas, seja na política, na ciência ou na vida.
Se tratando da questão do papel dos mecanismos que controlam , abordam a evolução do pensamento humano, sendo citado Descartes e chegando aos nossos dias, onde vemos os líderes, as pessoas socialmente aceitas como condutores, pensando unicamente de forma mecanicista, aplicando a forma mais simples de conduzir: o modelo cartesiano, onde dividimos o todo em partes, para estudando e entendendo cada uma, procurar entender o todo, nos levando refletir juntamente com o texto sobre nossas vivencias cotidianas e no modo que produzimos discursos mesmo de forma inconsciente.
Nesta contexto, não conservam o custo do sacrifício da vida, da existência, aplicada a uma parcela da humanidade presa pelas quatro paredes dos modelos econômicos mecanicistas. Os sistemas existentes não encorajam a prevenção, só a intervenção, que