Ponto de ebulição e ponto de fusão
Trabalho realizado por:
Miguel Rodrigues Nº 16 10ºA3
Rafael Pinto Nº21 10ºA3
Introdução…………………………………………………………………………………………………………………………Pág.1
O que são ponto de ebulição e fusão…………………………………………………………………………Pág.2,3,4,5
Experiência –determinação do ponto de ebulição……………………………………………………….Pág.6,7,8
Experiência-determinação do ponto de fusão………………………………………………………………...Pág.9
Conclusão………………………………………………………………………………………………………………………..Pág.10
Este trabalho teve como objetivo determinar o ponto de ebulição da água e do etanol e também o ponto de fusão do naftaleno.
O que é o ponto de ebulição?
Para identificar substâncias no estado líquido pode determinar-se o ponto de ebulição, que é um valor característico para líquidos puros. O ponto de ebulição é a temperatura na qual um líquido vence a pressão atmosférica, passando para o estado gasoso (mudança de estado). Em altitudes diferentes, uma mesma substância apresenta pontos de ebulição diferentes. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica e, portanto, menor é o ponto de ebulição. Por exemplo, a água pura passa do estado líquido para o estado gasoso à temperatura de 100 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.
Como se sabe se é uma substância pura através do ponto de ebulição?
O ponto de ebulição pode constituir um critério de pureza para substâncias líquidas, já que a dissolução de impurezas sólidas acarreta um aumento do ponto de ebulição. Durante o aquecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de ebulição, a temperatura da substância deixa de aumentar (fica constante), mesmo que continues a aquecê-la, se a temperatura não se manter durante o ponto de ebulição a substância não é pura. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a temperatura volta a aumentar. Eis como varia a temperatura quando aquecemos uma amostra de