Ponto de fusão e ebulição
Relatório científico para a disciplina de laboratório de química.
Rio de Janeiro, 21 de março de 2014.
Foi feita a prática com substâncias em laboratório, para ser estudado o ponto de fusão e de ebulição das mesmas. Afim de que pudéssemos estudar o comportamento.
Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, e por ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm, à temperatura de 0 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC. Já essa água pura passa do estado líquido para o estado gasoso, sob a mesma pressão, à temperatura de 100 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.
Foram utilizados para o experimento os materiais listados abaixo:
Placa aquecedora;
Becker;
Termômetro;
Gelo;
Água;
Sal.
Colocamos a água (H2O) pura dentro do Becker e logo em seguida em cima da placa aquecedora. Em outro Becker, colocamos o gelo e o sal (NaCl), que também foram colocados em cima da placa aquecedora. Com o termômetro, fomos verificando a temperatura das soluções de 4 em 4 minutos. Os resultados podemos observar nos gráficos abaixo:
Pudemos observar através do experimento que o NaCl retém as moléculas de H2O, logo, funciona comi um isolante. Assim sendo, o gelo demora mais a chegar ao seu ponto de fusão. Se adicionarmos glicerina a água, ocorre um aumento no seu ponto de ebulição. Vale citar que realizamos o experimento sob várias interferências, como por exemplo: ar condicionado, quantidade, pedaços de gelo grandes e pequenos... Tudo isso influencia no resultado.
Bibliografia: Russel, Jonh B; Química Geral Vol 1.