Ponto de fusão e ebulição
Introdução 2
Objetivos 3
Materiais necessários 4
Procedimento experimental 5
Resultado e discussão 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
INTRODUÇÃO
Boa parte dos compostos químicos usados em laboratórios são líquidos ou sólidos, a pureza ou grau de pureza destes compostos podem ser determinadas a partir de suas constantes físicas, cada composto químico possui suas próprias constantes.
Destas constantes podem-se destacar três, são elas: Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade a determinação dessas constantes é de fundamental importância para o cálculo do grau de pureza de um composto.
O grau de pureza de um composto servirá para determinar a quantidade usada nas reações bem como a quantidade de produto formada dentre outros cálculos.
Em geral, impurezas fazem com que o ponto de fusão diminua e aumente e ponto de ebulição devido às interferências nas interações entre as moléculas
Ponto de fusão; Na maioria das substâncias no estado sólido seus átomos se encontram dispostos em uma estrutura cristalina esta estrutura confere ao sólido sua resistência. Porém esta estrutura não é homogênea podendo haver imperfeições na forma de vazios, defeitos, mudança de direções cristalinas, etc. Com o aumento da temperatura, a energia térmica faz com que os átomos destas estruturas vibrem cada vez mais, aumentando os defeitos da estruturas. No momento da fusão há tantos defeitos na estrutura que ela não é mais estável. O material perde a capacidade de resistir a tensões de cisalhamento e se torna um líquido.
Ponto de ebulição; O ponto de ebulição de uma substancia é definido como a temperatura em que a pressão de vapor de um liquido é igual à pressão exercida sobre sua superfície, sendo conhecido como ponto de ebulição normal, a temperatura em que a pressão de vapor