PONTO DE FUSÃO E DE EBULIÇÃO
PRÁTICA N° 01
Objetivos:
O objetivo da aula foi Determinar o ponto de ebulição do álcool etílico e o Ponto de fusão do Acido benzóico puro e Acido benzóico com impurezas.
Introdução:
O ponto de fusão e ebulição são considerados propriedades que se relacionam com as mudanças de estado físico de uma substância (transformações que não alteram a constituição do composto orgânico). As interações de moléculas decorrem da existência de forças denominadas intermoleculares; tais interações estão relacionadas com as mudanças de estado físico da matéria.
O ponto de fusão de uma substância orgânica pura é definido como a temperatura na qual a fase sólida coexiste com a fase líquida. Durante a fusão, a temperatura permanece inalterada até que todo o sólido tenha se convertido em líquido. No ponto de fusão a pressão de vapor do sólido é igual à pressão de vapor da fase líquida. Uma substância orgânica pura possui, geralmente, um ponto de fusão bem definido, isto é, a fusão ocorre em uma faixa estreita de temperatura e por isto, esta propriedade é bastante usada como critério de pureza de uma substância. A presença de impurezas produz, na maior parte dos casos, um alargamento na faixa de fusão, além de abaixar a temperatura de fusão.
O ponto de fusão pode ser determinado com grande precisão mesmo com aparelhos muito simples. A exatidão na determinação do ponto de fusão está estreitamente relacionada com precisão do termômetro utilizado. É importante que a mostra esteja criteriosamente seca para a determinação confiável de seu ponto de fusão.
A determinação do ponto de fusão de uma substância pode ser efetuada no laboratório, em tubos capilares, utilizando um tubo de ensaio contendo glicerina como banho de aquecimento. A amostra a ser analisada é colocada em um tubo capilar preso ao termômetro. A amostra deve estar próxima ao bulbo do termômetro.
O ponto de ebulição de uma substância