ponto de fusão ebulição
INTRODUÇÃO: O seguinte trabalho de ponto de fusão e ebulição nos faz perceber as mudanças de estados físicos, quando uma determinada substância passa pelo ponto de ebulição, a temperatura em que as mesmas de líquida passa para o estado gasoso, a determinada pressão.
Ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado solido ao estado líquida.
OBJETIVO: Determinar os pontos de fusão e ebulição para amostras desconhecidas, observando se as mesmas são substância puras e comparando com dados de PF e PE.
MATERIAIS E REAGENTES: TUBO DE THIELE
TERMÔMETRO
MICROTUBO
GLICERINA E ACIDO BENZOICO
PROCEDIMENTO: Foi adicionado em um tubo de thiele glicerina (P.E.290°C) até cobrir a entrada superior do braço lateral. Fechemos o tubo com uma rolha furada no centro para introduzir o termômetro e com um corte lateral em forma de cunha para o escape dos vapores do banho, e prendemos o microtubo ao bulho do termômetro com um aro de borracha e este deverá estar no nível do braço superior do tubo de thiele, evitando que toque as paredes do mesmo.
Iniciamos o aquecimento aplicando a chama sobre o tubo de thiele, controlando para que não seja muito rápida.
Depois foi colocado ácido benzoico no microtubo, em seguida um capilar fechado em uma das extremidades é colocado a extremo aberto dirigido ao fundo do tubo.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Quando a glicerina foi aquecida observou umas bolinhas começando a subir rapidamente olhemos no termômetro estava a 100°c.
Depois foi o ácido benzoico que também foi aquecido rapidamente e elevou-se a 105°C.
CONCLUSÃO: Conclui que nesta prática, que o método de determinação de ponto de fusão e ebulição de substancia é um método bem eficiente de análise e avaliação do grau de pureza de produtos, uma vez que, são propriedades físicas bem característica de cada substancia. Sendo assim, quando há uma variação significa nestas