PONTES
Denomina-se Ponte construções destinadas permitir a trasnposição de obstáculos à continuidade de uma via (ferrovia, rodovia e passagem para pedestre)z de comunicação qualquer. Os obstáculos que podem ser: Rios, braços de mares, vales profundos, etc. Propriamente é caracterizado ponte quando o obstáculo trasnposto é um rio.
Infraestrutura é a parte da ponte constituida por elementos que se destinam ao apoio no terreno(solo ou rocha), que podem ser blocos de estacas, sapatas, tubulões.
Mesoestrutura é a parte da ponte constituida pelos pilares. É a parte que recebe os esforços da superestrutura e repassa para à infraestrutura. Quando existe um percurso de aguá de grandes dimensões, é necessario uma extensão antes de atravessar o curso da agua. Essa parte em seco é denominada Viaduto de acesso. A parte útil da obra é a superestrutura, que é produzida por vigas e lages, onde é feito o tráfego.
Requistos principais de uma ponte:
1)Funcionalidade :
Quanto a funcionalidade, deverá a ponte satisfazer de forma perfeita as exigências de tráfego, vazão, etc.
2)Segurança :
Quanto a segurança, a ponte deve ter seus materiais constituintes solicitados por esforços que neles provoquem tensões menores que as admissíveis ou que possam provocar ruptura
3)Durabilidade :
Quanto a durabilidade, a ponte deve atender às exigencias de uso durante um certo período previsto.
4)Economia :
Quanto a economia, deve fazer sempre um estudo comparativo de soluções, escolhendo-se a mais econômica e de boa qualidade.
Forças acidentais ou adicionais Ao contrario das principais, as forças acidentais não são necessariamente consideras em qualquer tipo de ponte. Geralemente, essas forças acidentais só são levadas em conta no cálculo da infraestrutura. Os