mkt plano ar
O cenário econômico nacional tem sido favorável, porém exige cautela.
Após a crise dos EUA em 2009 e a gestão Lula, houve a ascensão das classes e por conseqüência disso, o acesso de pessoas à produtos antes não consumidos.Os dados do emprego de 2010 foram relativamente importantes à ascensão da economia brasileira.
No período, o Ministério de Trabalho e Emprego registrou 2,5 milhões de vagas com carteira de trabalho assinada. Embora positivos, os índices não devem se sustentar pelos próximos anos, a não ser quando o país receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016, que de modo temporário até podem apresentar contratações efetivas.
Em 2010 o poder de compra do brasileiro aumentou, o que representou um aumento de 11% nas vendas maiores do comércio varejista e, conseqüentemente, nos resultados de empresas que oferecem exatamente o que brasileiros e brasileiras têm apreciado cada vez: produtos para o bem-estar, itens que não são considerados essenciais e que, portanto, crescem em volume de vendas apenas quando a situação econômica permite.
Este cenário econômico estável favorece as vendas destes produtos. Esses dados mostram que o crescimento do poder de compra do brasileiro, a estabilidade econômica e a geração de empregos oferecem ao consumidor a tranqüilidade para consumir produtos antes considerados supérfluos.
Após sua projeção positiva internacionalmente, o Brasil apresenta boas condições demográficas, ressalva para os grandes pólos e a baixa concentração nas regiões Norte e Centro Oeste.
Os três municípios mais populosos continuam sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
No caso das capitais paulista e carioca, tradicionalmente conhecidas como áreas de atração migratória, a pesquisa do IBGE revelou uma redução lenta na participação populacional ao longo das últimas décadas, São Paulo vem diminuindo esse número de entradas em função de migração. Desde o Censo 2000 observou-se essa diminuição no ritmo porque