Pontes
Introdução Geral - Definições l - Definições
Chama-se "ponte" a uma obra destinada a manter a continuidade de uma via de comunicação qualquer através de um obstáculo natural ou artificial com a característica de não interromper totalmente esse obstáculo.
A via de comunicação pode ser uma rodovia uma ferrovia uma via de pedestres ou um canal navegável. Pode ainda por extensão ser representada por um aqueduto; modernamente a via de comunicação pode ser representada em um aeroporto, pela pista de ligação do pátio de embarque com a pista principal de aterragem ou decolagem dos aviões.
O obstáculo natural é, geralmente, representado por um rio, um lago, um trecho de mar ou por uma depressão do terreno, como um vale ou uma erosão profunda e extensa ("canyon”), o obstáculo artificial é representado por outra via de comunicação (cruzamento de uma rodovia ou ferrovia, por exemplo) ou um canal ou lago, construídos com uma determinada finalidade. Por não interromper inteiramente o obstáculo transposto, a ponte difere dos aterros, também executados com a finalidade de conservar a continuidade da via de comunicação, porém vedando totalmente a secção de travessia. Em geral, no caso de utilização de aterros, há necessidade de prever a execução de pequenas obras enterradas, representadas quase sempre por galerias, destinadas a manter a continuidade de pequenos cursos d'agua, de regime permanente ou temporário, constitui do s por ribeirões ou córregos e Iocalizados no fundo de vales.
Em sentido restrito, o termo “ponte” é utilizado quando o obstáculo transposto pela obra e representado, de forma predominante, pela água. É o caso do cruzamento de rios, canais, trechos de mar e lagos. No caso em que o obstáculo não apresenta água ou esta comparece de modo pouco significativo, constituindo apenas pequena parcela do obstáculo, a obra recebe a designação de "viaduto ".
2 - Requisitos de uma ponte
Os principais requisitos que devem ser atendidos por uma ponte são os