ponte
6. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Definições da geometria da ponte:
O objetivo do grupo foi construir uma ponte com uma boa resistência, mas que sua montagem e cálculos não fossem complicados para serem executados. O primeiro passo foi à definição da geometria da ponte. Existem três tipos principais de pontes: Ponte em Viga, Ponte em Arco e Ponte Suspensa.
As pontes em viga são as mais antigas feitas pelo homem, sua estrutura tem menor capacidade de atravessar longas distâncias. Como para o nosso projeto a distância a se atravessar foi pré-estabelecida em 1m, a estrutura da ponte em viga é suficiente, e são as menos complicadas de se calcular e construir.
A compressão e a tração estão presentes em todas as pontes, e é trabalho do projeto da ponte lidar com essas forças sem o risco de que a ponte entorte ou rache. A melhor maneira de lidar com essas forças é dissipá-las ou transferi-las. Dissipar força é espalhá-la sobre uma grande área, fazendo com que nenhum ponto tenha de suportar o impacto da força concentrada. Transferir força é mudá-la de uma área de fraqueza para uma área de força, uma área projetada para suportar a força.
Dimensionamentos das barras:
Com conhecimento dos conceitos de tração e compressão, e a geometria da ponte já definida, o segundo passo foi dimensionar cada uma das barras que formariam nossa ponte.
Quantidade de macarrão nas barras:
O terceiro passo foi definir a quantidade de fios de macarrão que cada barra deveria ter para que não se rompesse, para isso, pesquisamos sobre a resistência de materiais, especialmente sobre a resistência do macarrão.
7. CONSTRUÇÃO DO