Ponte De Wheatstone
Ponte de Wheatstone
Manuela Kons Hoffmann
Matheus Abrahão Francisco Raíssa Abate Tiago Caldeira
Professor: Márcio Augusto Sampaio Pinto
Física Experimental III
CESFI - UDESC
14 de maio de 2015
Resumo
A ponte de Wheastone é um circuito elétrico utilizado para medir uma resistência desconhecida, a qual, geralmente, possui valor próximo às outras resistências do sistema. Através do experimento, foi possível obter o valor da resistência elétrica do resistor Rx tanto pela Lei de Ohm como pela ponte Wheastone. Efetuou-se o cálculo dos dois métodos para que pudesse haver uma comparação entre ambos ,e, posterior constatação de que a ponte de Wheastone é eficiente. A resistência elétrica do resistor Rx calculada pela Lei de Ohm foi de 4,5455Ω, já pela ponte de Wheastone foi de 4,7955 Ω, resultando num erro experimental percentual de 5,49%. Com o erro encontrado pode-se dizer que o método é eficiente e que a prática experimental foi eficaz, obtendo bons resultados para a compreensão física da ponte.
1. Introdução
A ponte de Wheastone é um circuito elétrico utilizado para medir uma resistência desconhecida, normalmente com valor próximo às outras resistências do circuito. É possível utilizá-la também para se medir duas resistências que variam de maneira espelhada, enquanto uma aumenta seu valor, a outra diminui, de forma proporcional.
Charles Wheastone, cientista inglês do século XIX, contribuiu para o estudo de circuitos elétricos e ainda é renomado por diversas invenções. Atualmente os multímetros, amperímetros e ohmímetros digitais possuem formas diferentes de medição, mas os conceitos apresentados e desenvolvidos por Wheatstone foram base dos princípios de medição de precisão de circuitos elétricos por um século e meio. Além disso, pode-se utilizar o circuito de ponte de Wheastone para medir a temperatura.
Na figura abaixo, tem-se a representação da ponte de Wheastone:
Figura 1 – Ponte de Wheastone
Onde R1 e R2 são