Procedimentos em Caso de Derrame
Dra. Cecília Zavariz
Em caso de derrame de mercúrio, por exemplo, quebra de coluna de mercúrio de termômetros ou esfigmomanômetros, ou outras situações de derrame de mercúrio, empreender os seguintes procedimentos:
Retirar as pessoas do local onde ocorreu o derrame de mercúrio, fechar portas e janelas do local, desligar o sistema de ventilação ou ar condicionado, se houver, para evitar dispersão de vapores de mercúrio para outros ambientes.
Utilizar Equipamentos de Proteção Individual - EPI, tais como luvas de borracha ou látex e máscara respiratória para mercúrio e outros, para proceder à limpeza do local.
Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel e colocar em recipiente duro, para evitar ferimento e fechar hermeticamente. Localizar as “bolinhas” de mercúrio e juntá-las com cuidado utilizando um papel cartão ou similar. Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. Transferir o mercúrio recolhido para o recipiente de plástico duro e resistente, fechar hermeticamente e rotular. Para coletar as gotas menores pode-se utilizar fita adesiva. Proceder a descontaminação imediata do piso realizando a limpeza com hipoclorito de sódio ou outro produto que retire o mercúrio. Se o piso for de material que permita a penetração do mercúrio, como madeira, cimento e outros, ou possuir rachaduras, reentrâncias e frestas, após os procedimentos de coleta de mercúrio, o piso deve ser removido e substituído. O novo piso deve ser impermeabilizado utilizando-se resina impermeável ao mercúrio.
Todos os materiais contaminados utilizados no procedimento, inclusive as luvas, devem ser colocados em recipientes e rotulados. Os EPI utilizados devem ser descontaminados ou descartados acondicionado-os em recipientes apropriados, fechados hermeticamente e rotulados.
A rotulagem dos recipientes deve conter a informação de resíduo perigoso contendo
Mercúrio. No caso de hospitais os recipientes rotulados devem ser encaminhados