Ponte de Wheatstone
A ponte de Wheatstone é uma montagem que serve para descobrirmos o valor, com boa precisão de uma resistência elétrica desconhecida.
A ponte consiste em dois ramos de circuito contendo dois resistores cada um e interligados por um galvanômetro. Todo conjunto deve ser ligado a uma fonte de tensão elétrica.
Variando-se a resistência do reostato, pode-se obter um ponto em que a indicação no galvanômetro fica nula, aí a ponte está equilibrada.
Dos resistores R1, R2, R3, um deles é o desconhecido, cujo valor desejamos determinar e os outros dois são resistores conhecidos.
Como ponte equilibrada
Como UCD = 0
Temos:
Dividindo uma equação pela outra temos:
Numa ponte equilibrada, há uma igualdade em cruz do produto das resistências elétricas.
Como Funciona a Ponte de Wheatstone (INS529)
Fundamental na medida de diversas grandezas elétricas como resistências, capacitâncias, indutâncias, etc. a ponte de Wheatstone consiste num circuito sensível que pode ser facilmente implementado e usado.
Um dos problemas que ocorre quando introduzimos num circuito um instrumento para realizar uma medida é que este instrumento afeta a grandeza que está sendo medida.
Por exigir uma certa corrente para funcionar, o instrumento é responsável “pelo desvio” de parte da energia envolvida no processo e, com isso, ocorre uma alteração sensível.
Galvanômetro
O galvanômetro é um medidor eletromagnético usado para medir corrente elétrica de baixa intensidade ou de diferença de potencial estabelecida entre dois pontos.
Quando uma carga elétrica puntiforme, com certa velocidade, é lançada em uma região onde existe um campo magnético, dependendo da orientação do vetor indução magnético, veremos que a carga fica sujeita a uma força magnética também chamada de força de Lorentz. Sendo assim, quando essa carga é lançada em um campo magnético ela pode assumir no interior do campo diversos tipos de movimento, conforme