ponte de wheatstone
Professor: Gleison Fransoares Vasconcelos Amaral
Ponte de Wheatstone
Alunos: Humberto Rodrigues Gottardello - 130950016 João Marcos Rabelo Baccarini - 130950005 Kariny Cristina Arcanjo - 130950051 Pedro Augusto da Silva Braga - 130950021
São João Del Rei, 09 de Maio de 2014
Introdução
A ponte de Wheatstone é uma montagem de elementos elétricos que permite a medição do valor de uma resistência elétrica desconhecida. Neste relatório apresentaremos os resultados obtidos na prática desenvolvida em laboratório. Vamos mostrar aqui as teorias e cálculos relacionados à Ponte de Wheatstone. O circuito é composto por uma fonte de tensão, um Voltímetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos e ajustáveis. Para determinar a resistência do resistor desconhecido os outros três são ajustados e balanceados até que a corrente elétrica medida no amperímetro seja nula.
Desenvolvimento
Equipamentos utilizados
01 Fonte CC - É utilizada para fornecer a tensão necessária para a realização dos experimentos. Utilizamos a fonte variável, na qual pode-se ajustar os valores de acordo com cada situação.
04 resistores - Resistor é um elemento que oferece oposição à passagem de corrente num circuito. Toda vez que circula uma corrente por ele, ocorre uma queda de tensão.
01 década de resistências (10KΩ-1W) - É um equipamento que possibilita a utilização de uma resistência variável no circuito.
02 amperímetros CC - Equipamento utilizado para obter a corrente em Ampères. Para utilizá-lo, as pontas de prova devem ser conectadas em série com o componente, pois ele possui uma resistência interna muito baixa, e funciona com um curto-circuito.
02 voltímetros CC - Equipamento utilizado para medir a tensão em Volts. As pontas de prova devem ser conectadas em