Estudo de caso : Marketing Econômico e Global
Fator Social: Ramo da Construção Civil em continuo crescimento no Brasil
Fator Demográfico: Pequena cidade Pindoricalha, popularmente conhecida como Pindo, localizada no Centro Oeste, no extremo Norte do estado do Rio Grande do Norte com pouco mais de 17 mil habitantes.
Fator Competitivo: Pouca concorrência existente no local, a loja de construção mais próxima fica a 80 km de distância, compras continuavam a serem realizadas nas concorrentes.
Fator Cultural: Oferecer chibóquinha para apreciados do refinado Agua Ardente, Cidade Pacata, pessoas que trabalham em fazendas acomodadas com o estilo de vida, continuavam a morar no mesmo local.
Fator Econômico: Vendas abaixo da expectativa, o preço não era compatível com a renda da população residente.
Oportunidades:
Pouco Concorrente
Ramo em continuo crescimento
Estabelecimento no centro da cidade.
Ameaças:
Muitos vivem de aluguel
Extremo norte do estado
Clientes que consumiam pouco
Renda familiar baixa
Clientes que faziam grandes compras em outras cidades
Preço de venda superior à concorrência.
Conclusão:
Mediante a situação de Macfly percebemos que não houve um planejamento a longo prazo, colocando assim em risco todo seu investimento, além disso ele não se atentou as questões demográficas de onde instalaria o seu estabelecimento, visto que grande parte da população além de pagar aluguel tinham uma renda baixa.
Como estratégia para alavancar e fazer do negócio de Macfly um sucesso em Pindoricalha, adotamos as seguintes ações:
Reavaliar seu preço de Venda trazer valor percebido pelo cliente diferenciar do concorrente oferecendo preço justo. Lembrando que alterar o preço de venda para a conquista de cliente nunca será a melhor estratégia o preço deve ser definido de acordo com a situação econômica da região que esta inserida.
Silvério Macfly é um engenheiro e sempre esteve envolvido com o ramo da construção civil sendo assim é uma