Resenha Livro Projeto e Gestão: A abordagem de sistemas no planejamento, programação e na linguagem do controle
Introdução:
O presente trabalho, em sua introdução, procura passar a importância da utilização de modelos de gestão, tendo como pano de fundo o preocupação com os seguintes fatores que determinam o aumento da competitividade:
A revolução da tecnologia (a complexidade e variedade de produtos, novos materiais e processos, e os efeitos de pesquisa maciça)
Concorrência e o aperto lucro (mercados saturados, a inflação dos custos salariais e materiais, e a eficiência de produção)
O alto custo de comercialização
O referido capítulo traz seu trabalho estruturado em 15 tópicos, onde procurarei resumí-lo nos tópicos principais, que fazem uma introdução aos principais motivos que levaram a elaboração desse trabalho, que traz em sua essência os conceitos básicos do PMI, mais detalhadamente no Guia PMBoK.
Fluxo de Trabalho Organizacional:
As organizações estão continuamente reestruturadas para atender às demandas impostas pelo ambiente. Reestruturação pode mudar o papel dos indivíduos na organização formal e informal. Muitos pesquisadores acreditam que a maior utilidade das comportamentalistas reside na sua capacidade de ajudar a organização informal se adaptar às mudanças e resolver os conflitos resultantes. Infelizmente, comportamentalistas não podem ser totalmente eficazes, a menos que eles tenham a entrada na organização formal. Seja qual for a forma organizacional é finalmente selecionado, formal canais devem ser desenvolvidos para que cada indivíduo tenha uma descrição clara do autoridade, responsabilidade e prestação de contas necessárias para que o trabalho prossiga.
Na discussão das estruturas organizacionais, as seguintes definições serão utilizadas:
A autoridade é o poder concedido a particulares (possivelmente por sua posição), de modo que possam tomar decisões finais.
Responsabilidade é a