POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE À INDISCIPLINA ESCOLAR
POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE À INDISCIPLINA ESCOLAR
RESUMO: Este artigo intitulado por Políticas Públicas frente à indisciplina escolar, busca responder a pergunta norteadora do trabalho de qual é o papel do Estado, da família e da escola quanto à indisciplina ocorrida/sofrida no espaço escolar. As informações foram obtidas através de pesquisa eletrônica e bibliográfica. Tem por objetivos a tentativa de esclarecimento de quais são as políticas públicas para a educação e uma reflexão do que pode ser feito quanto à indisciplina.
Palavras chaves: Indisciplina Escolar, Políticas Públicas, Educação.
INTRODUÇÃO
A ideia de pesquisar sobre políticas públicas frente á indisciplina escolar, surgiu da necessidade de elaboração de um artigo científico para o fechamento da disciplina de Metodologia da Pesquisa. A escolha do tema foi feita através de discussões em sala de aula, como forma de aprofundamento para uma maior compreensão sobre o assunto já debatido em disciplinas do curso de pedagogia, como Psicologia e Didática, e que é de grande relevância para nossa formação pedagógica por ser uma questão de conflito no meio escolar.
A fundamentação teórica voltou-se basicamente para estudo de leis que regem a educação por tratarmos de políticas públicas, e alguns teóricos como Aquino que falam sobre indisciplina.
A partir de uma análise dessa fundamentação, objetivou-se a tentativa de compreensão a respeito do que são políticas públicas educacionais e como vêm sendo desenvolvidas no que se refere à indisciplina.
POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE Á INDISCIPLINA ESCOLAR
Como já temos visto até aqui, a indisciplina escolar está sendo um grande desafio nos dias de hoje, enfrentado não só por professores como por todos os envolvidos no ambiente escolar. Pensando nas políticas públicas educacionais percebe-se certa preocupação por parte destes com relação ao assunto. Mas o que são políticas públicas educacionais? Para tentarmos compreender o termo, é