TCC Pedagogia
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESAFIO
PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Curso: Pedagogia
Pólo: UniSeb/MG
Orientador: Prof. Ms. Flávia Carvalho Malta de Mello
RESUMO
Considerando o aumento da ocorrência da violência escolar, a incidência de flagrantes de agressões psicológicas e físicas entre alunos e também contra professores, esta pesquisa apresenta uma reflexão e análise sobre a questão da indisciplina nas escolas brasileiras. Para isto, a abordagem metodológica do atual trabalho é a pesquisa bibliográfica, dando ênfase na importância de reconhecer os tipos de incidentes mais frequentes sofridos pelos alunos, e, ainda suas prováveis causas. Logo, o objetivo que ora se propõe o presente Trabalho de Conclusão de Curso, foi identificar concepções da indisciplina e como professores, pais e alunos as incorporam e as enfrentam no seu cotidiano, a fim de propor um trabalho de intervenção e prevenção para que haja disciplina na escola. Dessa forma, tem seu lugar nesse trabalho, o desafio para entender qual a relação entre aprendizagem e indisciplina em sala de aula, pois toda indisciplina é gesto de desinteresse e todo desinteresse se encarcera quando não existe significação da aula.. Palavras chave: Escola, Violência, Indisciplina
INTRODUÇÃO
O panorama geral da educação pública no Brasil reconhece alguns avanços ao longo do século passado, também reafirma que algumas questões importantes parecem fadadas a serem resolvidas apenas neste século. Entre estas encontram-se um dos problemas mais complexos vividos pela escola: a indisciplina.
A indisciplina na escola pública brasileira tem sido alvo comum de queixas entre professores que por vezes atribuem aos pais, que não impõem limites e não oferecem bons exemplos e, portanto são responsáveis diretos pelos problemas causados pelo comportamento inadequado de seus filhos na escola.
O problema da indisciplina em todas as escolas tem sido sem sombra de