Políticas nacionais
Apolitíca Social se insere no campo das lutas de classes, consrituindo um espaço de reenvindicação e lutas da classe trabalhadora e de controle das explorações trabalhistas, e essa adequação as necessidades do capitalismo.
Um conjunto de formas de produção de vida social, as politícas sociais são apresentadas como ajuda, benefícios sociais, solidariedade, participação do estado com as desigualdades sociais.
O Estado tem a função centralizadora na gestão e controle da classe trabalhadora , mas não na medida em que determinadas politícas setoriais contribuem de forma direta , para formação de fundos públicos de investimentos.Como diferentes sociais tem acesso a politíca social, como por exemplo: o impulso significativo na área dos direitos sociais com a educação, saúde, trabalho lazer segurança, seguridade social, entre outros. A seguridade social nasceu da proteção social para o cidadão, de desventagem ou dificuldade, vulnerabilidade ou limitação temporária ou permanente, de determinados acontecimentos previsíveis ou imprevisíveis em várias fases da vida. A assistência social implantou a lei organica de Assistência social o (LOAS) que coordena regras para um cumprimento de deveres que o indivíduo necessita, neste o Estado provém o minímo necessário, com a politíca de seguridade não contribuitiva, constituída pelos direitos de cidadania, e não de forma assistencialista. Com o passar do tempo surgiram mais grupos de representatividade na Assistência Social como o (SUAS) Sistema Único da Assistência Social, formado por um grupo de serviços, programas projetos e beneficios prestados, direta ou