POLITICAS NACIONAL
1 Reinaldo De Oliveira Branco
Os direitos políticos sociais no Brasil tiveram seu início do século XX, no entanto direito esse que passou a ser assentado no principia da igualdade. Mais, entretanto não pode ser considerado, universais variam conforme a sociedade. Entre uma de sua função conter os conflitos existentes entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores, a fim de harmonizar essas relações, e não com o intuito de gerar o bem estar social. Para tanto implantação se deu por lento processo, constituído por meio de muita luta e reclamações da classe reprimida, impetrando assim um mínimo de condição para acolher suas precisões fundamentais para uma vida com mais decoro. ( PAZ 2009)
Segundo MANNHEIM, 1968, p.34 expõem que:
Esta situação pode ser sociologicamente determinada. Podem-se indicar com relativa precisão os fatores que estão inevitavelmente forçando um número cada vez maior de pessoas a refletir não apenas sobre as coisas do mundo, mas também sobre seu próprio pensamento e, neste caso, não tanto sobre a verdade em si mesma, mas sobre o alarmante fato de que o mesmo mundo possa se mostrar diferentemente a observadores diferentes.
Segundo o autor Weissheimer (2006,) relata que as necessidades de criar programas sociais, começaram a fazer parte do discurso político brasileiro a partir da década de 1930, com o governo Vargas, quando ele instituiu leis que garantiam os direitos trabalhistas. Porém Rocha (2006), já considera que o primeiro programa governamental destinado à assistência social surgiu na década de 70, que era destinado a beneficiar idosos e deficientes sem renda própria. O que na verdade, foi um programa de cobertura muito limitada.
No enfoque constituição Federal passa a existir no fim da ditadura militar em meio a um movimento econômica e política, após passar por décadas de estagnação econômica, o que refletiu nos números