Politicas industriais
1
José Edson Guimarães Júnior
Resumo Este trabalho estabelece a relação entre as políticas industriais, inovação e gestão do conhecimento num ambiente industrial, tomando a metodologia da escola japonesa de administração como referência para criação do conhecimento
organizacional e transformação do conhecimento tácito em conhecimento explicito., como também visa mostrar a importância da gestão da rotina como ferramenta motriz para a inovação, seja numa grande empresa, onde há disponibilidade de recursos ou numa pequena empresa, tamanha a simplicidade para aplicação. Palavras chave: Inovação. Gestão da Rotina. Gestão do Conhecimento.
1. Introdução A geração do conhecimento e inovação através da gestão da rotina se constitui como uma importante ferramenta na busca pela competitividade e diferenciação no mercado. Não é raro encontrar organizações que desenvolvem soluções técnicas e gerenciais e, com o passar do tempo, abandonam as práticas desenvolvidas, perdem desempenho e, o que é pior, perdem a oportunidade de gerar e consolidar o conhecimento criado. A política industrial de um país pode influenciar diretamente no desenvolvimento gerencial e técnico das suas empresas, uma vez que ela ditará as bases para o desenvolvimento industrial e técnico, adotando medidas protecionistas para garantir a indústria nacional, criando meios de fomento para a inovação ou provendo infraestrutura para o desenvolvimento de novas tecnologias dentre outras medidas.
1 SENAI CIMATEC. Aluno da disciplina Inovação Industrial : Conceitos e Ferramentas, turma 2011, do Curso de Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial. guimar.jr@gmail.com.
1
Neste artigo, busca-se evidenciar as relações entre a Política Industrial e o desenvolvimento organizacional, salientando a importância da aplicação da metodologia de gestão da rotina e seus benefícios na geração do conhecimento e inovação, bem como estabelecer um