Sistema muscular
Professora: Tricia
Aluna: Normeli Rodrigues da Silva
Sistema Muscular
1 – Introdução Os músculos são órgãos ativos do movimento, formados por células especializadas em contração, movendo os segmentos do corpo por encurtamento e ou alongamento da distância que existe entre as extremidades fixadas (contração/relaxamento). Em geral, possuímos 600 músculos, sendo muito os fatores que determinam essas variações, entre elas, os diferentes grupos raciais. Com relação à morfologia, tem-se o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.
2 – Tipos de músculos Contém 3 tipos de músculos: Esquelético: Está fixada aos ossos do esqueleto. As contrações do músculo esquelético exercem força nos ossos do esqueleto. São os únicos músculos voluntários do corpo. Liso: Suas células não apresentam as estriações que são evidentes nas células musculares esqueléticas. É um músculo involuntário. Cardíaco: É um tipo de músculo que forma a parede do coração. É involuntário, como o músculo liso e estriado como, como o músculo esquelético.
3 – Desenvolvimento embrionário do músculo Os músculos seguem diferentes padrões de desenvolvimento. Esquelético: Com exceção dos músculos dos membros e alguns músculos da cabeça, desenvolvem-se dos somitos-massas embrionárias de células mesodérmicas. Liso: Como o tubo degestivo e os órgãos do corpo, formam-se no embrião, as células mesodérmicas migram até a partir de uma fina camada que os encobre. Essas células mesodérmicas desenvolvem-se nos músculos lisos do corpo. Cardíaco: As células mesodérmicas migram para o coração primitivo e o envolvem enquanto ainda ele está na forma tubular.
4 – Anatomia macroscópica dos músculos esqueléticos Envoltório de tecido conjuntivo: As fibras musculares (individuais, chamadas fi) estão mantidas por delgadas bainhas de membranas de tecido conjuntivo chamados fáscias. Fixação do músculo esquelético: Estão