sistema muscular
O corpo possui 3 tipos diferentes de músculos: músculos esqueléticos, músculos lisos e músculos cardíacos. O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contém grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis (actina e miosina). Músculo Esquelético
O tecido muscular esquelético é formado por feixes de células muito longas, cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos filamentos, as miofibrilas. As células musculares são chamadas de fibras musculares e são dispostas em paralelo umas com as outras. A maior parte desse tecido está fixada em ossos e move as partes do esqueleto.
O tecido muscular esquelético possui controle voluntário. Sua capacidade de regeneração é limitada devido a sua constituição celular, onde poucas células sofrem divisão.
Componentes das fibras musculares.
→ Sarcolema – é a membrana plasmática ou celular que recobre cada fibra ou célula muscular.
→ Sarcoplasma – é o citoplasma da fibra muscular. Contém muitas mitocôndrias que produzem grandes quantidades de energia (ATP = adenosina trifosfato) durante a contração muscular.
→ Retículo sarcoplasmático – estende-se por todo o citoplasma, é uma rede de túbulos que armazenam os íons cálcio necessários para a contração muscular. O retículo sarcoplasmático armazena e regula o fluxo de íons cálcio. Esse retículo, é uma rede de cisternas que envolve grupos de miofilamentos; quando a membrana do retículo é despolarizada (a célula não está mais em repouso) pelo estímulo nervoso, os canais de cálcio se abrem, e esses íons que estavam depositados nas cisternas do retículo difundem-se (difusão passiva), e entra em contato com as miofibrilas. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia o sítio de ligação da actina, permitindo que ela se ligue à miosina dando início a contração muscular. Quando cessa a despolarização, na membrana do retículo