Gestão estratégica de rh
(Carvalho J. E., 1999)
1 – Quais os elementos essenciais para criar uma cultura de empresa baseada no mérito?
Cultura organizacional é um conceito vasto e podemos encontrar definições das mais simplistas as mais complexas tais como “ a forma como se fazem as coisas aqui” ou “normas, valores e crenças próprios de uma organização”. A cultura organizacional não está dissociada da gestão de recursos humanos, mas sim podemos dizer que são parceiros e se complementam.
A cultura organizacional é uma noção complexa e corresponde a analisar o modo como as organizações geram, no decurso da sua história e por meio das relações entre os seus elementos, uma determinada configuração de sentidos e de modos de agir, intrinsecamente simbólicos, afectivos, ambíguos e dinâmicos (Caetano & Vala, 2002).
Tal como refere (Bilhim, 2006) a relação entre cultura organizacional e gestão de recursos humanos não é pacífica. Na literatura, as práticas de gestão de recursos humanos – recrutamento e selecção, formação, avaliação, remuneração, entre outras – são por muitos autores, considerados expressão da cultura da organizacional.
Se encarar as práticas de recursos humanos como resultado da cultura organizacional podemos depreender que as politicas de gestão de recursos humanos estão dependentes das características e contexto organizacional.
Para Schein, a cultura organizacional pode ser analisada a diferentes níveis. Um primeiro nível está relacionado com aspectos visíveis e tangíveis (ex: arquitectura dos edifícios, tecnologia utilizada, a maneira de vestir, falar até aos manuais e publicações da empresa. O segundo nível esta relacionado com os valores, que implica uma visão mais alargada por parte dos diversos actores organizacionais, e um