Gestão Estratégica de RH
A relação do Planejamento estratégico da Organização com o planejamento humano. Que fatores são essenciais para o sucesso de ambos e como as
Empresas Brasileiras, estão utilizando esse instrumento em suas realidades.
Resende/ RJ
2013
A procura pela excelência operacional trata-se de uma condição emergente junto às empresas brasileiras para que estejam preparadas para se manterem competitivas no mercado em que se inserem. Fato este que levou muitas destas, até então sólidas, a encontrarem dificuldades para atuar em seus respectivos mercados. Isso deve ser abordado como uma questão relacionada à competitividade organizacional.
Neste sentido são buscadas diversas formas para se encontrar saídas que garantam o negócio saudável, autossustentado e pronto para lidar com as diversidades do mercado. A visão de futuro é uma alternativa essencialmente valiosa para as empresas que estão à frente de seus competidores. Enxergar o futuro pressupõe identificar possibilidades de crescimento, oportunidades para novos mercados, incremento dos resultados organizacionais com profissionais altamente motivados. A partir destes referenciais é possível desenhar o futuro por meio de objetivos, estratégias e planejamento.
Planejar faz parte de um processo que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores durante a execução de um projeto. Consequentemente, outros indicadores tais como organização, direção e controle serão agregados, seguindo uma sucessão de etapas e alocando os recursos necessários para que se obtenha o resultado esperado, dentro do prazo que foi estipulado.
As
organizações
precisam
de um
modelo estratégico
que impulsiona o
desenvolvimento, a competitividade e garante a prosperidade de forma sustentável e contínua.
Para o RH esse é o grande desafio, saber gerir pessoas sem deixar de lado a mensuração estratégica dos resultados. Para que o planejamento