POLITICA SOCIAL E ECONÔMICA
Constatamos que a Política Social abrange uma correlação de interesses sociais, econômicos e estruturais cujo objetivo é buscar resultados futuros para a sociedade. No contexto do bem-estar social, acreditamos ser muito mais complexa, pois precisam superar não somente suas dificuldades materiais, mas também, suas pobrezas políticas.
No âmbito estadual, suas ações muitas das vezes são influenciadas por determinados planejamento e políticas educacionais. Dessa forma atuam de maneira independente de áreas específicas em sua atuação profissional.
No contexto do estado do Pará, podemos citar especificamente alguns projetos educacionais implantados pela Secretaria Especial de Defesa Social e pela Secretaria Executiva do Trabalho, voltados para a população mais carente como: Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (FUNCAP), Casa do Trabalhador, Projeto Escola Jovem, Projeto Direito de Ter, Projeto Vida Ativa.
De acordo com as idéias propostas pelas Políticas e Planejamento Educacional, significa atuar de maneira objetiva além das limitações da escola. Sabemos que a política, legislação e planejamento não se correlacionam; pois elas precisam ser analisadas separadamente, para que haja um entendimento, na prática das políticas educacionais. Para uma melhor compreensão das políticas educacionais, se faz necessário o entendimento que a legislação é um instrumento importante para compreender a política educacional e, conseqüentemente, o planejamento.
Com relação ao Contexto das Políticas Educacionais o Governo iniciou na década de 80 ações no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), visando um melhor aproveitamento na formação de alunos básico (Infantil, Fundamental e Médio).
Podemos observar que as Políticas Educacionais se consolidam pela Constituição Federal de 1988, baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - lei nº 9294/96), porém os direitos assegurados por lei não são incorporados aos projetos do Governo Federal,