Formação Social Politica e Economica
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.
Ana Quezia do Nascimento Lira, 431248.
Bruno Vieira de Souza, 436631.
Camila de Melo Moreira, 421765.
Francisca Juciana de Oliveira Araújo, 436038.
Raquel Rodrigues de Mesquita, 432781.
Jornal Virtual.
Maria Clotilde Bastos.
Polo de Apoio Presencial: Pedra Branca - Ceará. 01 de Outubro de 2013.
Jean-Baptiste Debret e a Família Real no Brasil
Debret, foi um importante pintor e desenhista francês, nasceu em 18 de abril de 1768, em paris e faleceu na mesma cidade em 28 de Junho de 1848. Ele integrou a missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816.
Debret chegou ao Brasil oito anos depois de Dom João VI, era considerado o mais requisitado e competente naquilo que pretendia revelar por meio da arte.
Ele estudou na escola de Belas
Artes de Paris e também estudou engenharia no Institut de France, também atuou um tempo na profissão de engenharia, mas, no final do século XVIII retornou para a pintura.
Bonaparte, porém com a queda do mesmo, muitos pintores perderam seus lugares de destaque, e seus ideais revolucionários foram abalados, inclusive Debret.
Vale lembrar que o cenário que antecedeu a vinda do pintor francês a terras brasileiras estava um tanto quanto conturbado. Não podemos esquecer que
Napoleão praticamente expulsou a Coroa portuguesa, que na ocasião, fugira para o
Brasil. Em 1808 D. João e mais 15 mil pessoas que acompanhavam a Corte, desembarcaram no Rio de Janeiro. Neste mesmo período, os portugueses estavam de relações políticas e sociais, completamente cortadas com os franceses.
“o final da epopeia napoleônica trouxe profundas consequências para a arte. A queda do herói seguese uma sensação de vazio, o desânimo dos jovens destituídos de seus sonhos de glória” (ARGAN,
1992, p. 28).
Depois da queda de Napoleão e a morte de seu único filho ele já não via mais porque continuar na França, ele se sentia