Formação social econômica e politica
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Participantes:
Celita de Jesus Santos Chaves RA 426465
Delziane Sampaio Meireles RA 421149
Isis Bitencourt Albino RA 421493
Uilia Souza da Silva RA 426954
Profª: Maria Clotilde Bastos
Polo Porto Seguro-Ba, 28 de Setembro 2013
Introdução
A história do Brasil foi marcada pela exploração e desigualdade social e econômica, desde a colonização até os dias atuais. Embora tenham ocorrido mudanças, esses fatos nunca deixaram de existir. Iniciando pela relação estabelecida entre os colonizadores e os povos indígenas brasileiros, até os atuais governos da nossa trajetória.
O Brasil foi o país pioneiro na expansão marítima e por muitas razões.
Primeiro o fato de que muito cedo Portugal se transformou em uma monarquia centralizada, em busca de novas terras e novas explorações com suas técnicas de navegação, melhorando o desenvolvimento da atividade. Outro ponto é a posição geográfica de Portugal, numa espécie de ponta da Europa, ficou fácil a tarefa de se lançar pelo oceano atlântico á fora, em busca de benefícios materiais como o ouro e as especiarias (pimenta, noz moscada, entre outros) e a grande vontade de desvendar novas terras. O descobrimento do Brasil ainda é muito discutido, pois ele já era povoado pelos índios, fato que motivou alguns historiadores á mudarem a expressão. Eles afirmam que o Brasil foi “achado”.
DEBRET E SUAS CRIAÇÕS
Jean Baptiste Debret nasceu em 18 de abril de 1768 em Paris e se tornou um importante artista. Em alguns momentos em sua vida, como na juventude que ele estudou na escola de belas artes de Paris e também engenharia no instituto de France, ele exerceu a atividade na área de engenharia, mas no século XVIII retomou a pintura que era a profissão que ele mais gostava.
No ano de 1798 ele exibiu no salon a tela Le général méssénien Aristomène delivré