Politicas económicas e sociais
Politicas económicas
A política
A política
A política
A política
orçamental; fiscal; monetária; cambial. Política orçamental
O Estado usa esta política para redistribuir os rendimentos, pois considera que a distribuição precisa de alguma correção para ser mais justa e equitativa.
O Estado tenta, fundamentalmente, atingir os seguintes objetivos: Satisfação das necessidades coletivas - Necessidades que não podem ser oferecidas pela iniciativa privada. ( educação, saúde, justiça… );
Redistribuição do rendimento – Corrige as desigualdades provocadas pela repartição do rendimento, o Estado pode utilizar o orçamento para fazer essa redistribuição.
Estabilização da economia – Através das receitas ou das despesas, o Estado pretende estabilizar a atividade económica e promover o crescimento económico sem disparar a inflação.
Política fiscal
Política fiscal é a atuação do Estado na arrecadação de impostos e seus gastos. O Estado decide que impostos deverá cobrar, as taxas que serão aplicadas, sobre quais os rendimentos, patrimónios ou consumes que irá incidir o imposto e ainda se será progressivos ou não.
Política fiscal contracionista: Redução de gastos em bens e serviços, aumento de impostos, redução das transferências para o setor privado.
Política fiscal expansionista: Aumento de gastos em bens e serviços, redução de impostos, aumento das transferências para o setor privado.
Política Monetária
Garantir a estabilidade dos preços, de forma a assegurar o crescimento económico e o emprego.
Utiliza os principais instrumentos:
O enquadramento do crédito : Limita/expande o volume de crédito a conceder quer ao consumo quer à produção.
As operações de mercado aberto : Compra ou venda de títulos da divida publica, aumentando assim a quantidade da moeda em circulação.
As reservas obrigatórias : Pode aumentar ou diminuir a massa monetária em circulação, ao