Politica nacional do meio ambiente ambiente
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Cristiane Barbieri da Silva Ra: 234975 Gleiciane Rodrigues Ruel Ra: 230956 Jaqueline Silva Liborio Ra: 239281 João Lucio Cristaldo Ra: 280042
Política Nacional do Meio Ambiente
Dourados – MS 2010
As aplicações da Política Nacional do Meio Ambiente quanto ao planejamento ambiental
Introdução
O Brasil, maior país da América Latina e quinto do mundo em área territorial, compreendendo 8.511.996 km2, com zonas climáticas variando do trópico úmido a áreas temperadas e semi-áridas, é certamente o país detentor do maior patrimônio de biodiversidade (e sócio biodiversidade) do planeta. Mais de 16% do território brasileiro corresponde a áreas de proteção ambiental (sendo 5,22% em unidades de conservação federais, tais como parques e reservas ecológicas e extrativistas, e 11,12% em áreas indígenas).
A adequada gestão desse imenso patrimônio ambiental constitui tarefa complexa, razão pela qual a Política Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação estão dispostos em lei específica, a Lei nº. 6.938, de 31 de agosto de 1981.
A Política Nacional de Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana atendida os seguintes princípios:
I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um