Contabilidade
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E INFORMÁTICA
TEORIA DAS CONTAS
Trabalho realizado para a disciplina de Contabilidade I, orientado pelo professor Marcus Vinicius Sittoni Pereira
BAGÉ, SETEMBRO DE 2009
INTRODUÇÃO O presente trabalho traz uma síntese sobre a Teoria das Contas, mas para isso foi preciso primeiramente fazer um embasamento sobre alguns conceitos importantes que são utilizados na Contabilidade. A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
TEORIA DAS CONTAS
1. CONCEITO As contas representam registros de débitos e créditos da mesma natureza ou espécie, identificadas por nomes (títulos) que qualificam elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações, patrimônio liquido, despesas e receitas).
2. FUNÇÃO A função das contas é controlar, mediante registro dos atos e fatos da administração econômica dos componentes do patrimônio e formação dos resultados em cada período de tempo (exercício social).
3. ELEMENTOS DE UMA CONTA Título da Conta: Indica os elementos patrimoniais ou resultado.
Lado Esquerdo: Indica o lado do Débito.
Lado Direito: Indica o lado do Crédito Um lançamento no lado direito de uma conta é denominado, crédito; um lançamento no lado esquerdo de uma conta é denominado, débito. Se o valor dos débitos for superior ao valor dos créditos a conta terá um saldo devedor; caso contrário, saldo devedor. Uma conta pode apresentar saldo devedor ou credor e o seu saldo, em determinado período, é a diferença entre o somatório