Politica meio ambiente
EVANDRA INÊS STEIN R.A. 295782
LUCIANA C. M. BALANI R.A. 305494
MICHELE WENTZ CARDOSO R.A. 295793
SONIA REGINA DELA BELA LIMA R.A. 309211
VANIA STEIN MACHADO R.A. 295801
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Sete Quedas/MS
2011
Introdução
O presente artigo buscará abordar as várias faces da infância, com suas respectivas formas de educação. “viajando” sobre o modelo de educação Português do século XIX, passando pela infância e educação da criança Xikrin do Sudoeste do Pará, e, conhecendo formas de moralizar a criança pobre através da educação. A infância será apresentada sob a ótica de diversas culturas diferentes.
Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação.
Não haveria outra forma de falar de infância e educação, sem abordar aqui seus significados:
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a).
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a