Política de meio ambiente
A Política de Meio Ambiente no contexto do desenvolvimento no Brasil.
A Política do Meio Ambiente estabelece diretrizes, conceitos e responsabilidades de gestão ambiental que engloba os principais aspectos como energia, água e alimento que interferem diretamente no nosso cotidiano e contribuem para o desenvolvimento sustentável. Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já reconhecem a política ambiental como um senso geral de orientação para as organizações e simultaneamente vem reforçar os princípios de postura empresarial relacionados ao meio ambiente.
Dentre as principais mudanças no âmbito empresarial podemos destacar a conscientização e o comprometimento ambiental definido para a organização e até mesmo aos colaboradores. Vale ressaltar que não deve simplesmente conter regras vagas; ela precisa ter um posicionamento definido e forte onde preservar, melhorar e recuperar é a base da questão ambiental.
É certo que qualquer empresa, com ou sem política ambiental declarada, deve obedecer a legislação vigente, a fim de promover e integrar um dos melhores mecanismos sociais que é a sustentabilidade na sua estratégia de negócios.
Com o crescimento econômico do Brasil, mediante a modernização sólida e acelerada dos meios de produção, a industrialização, a implantação de elevados projetos de infra-estrutura e a captação de recursos minerais e agropecuários ocasionaram um impacto negativo no meio ambiente, estes assumem as mais variadas formas tais como elevada exploração dos recursos naturais, a poluição do ar, da água e do solo, problemas de erosão, acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios, desmatamento indiscriminado, entre outros.
Em contrapartida, o processo rápido de urbanização promoveu uma grande concentração da população e a conseqüente evolução das grandes cidades brasileiras. A falta de uma política urbana e de investimentos para o atendimento as demanda