Resíduos sólidos
O Aterro da Muribeca está localizado na Estrada da Integração Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O aterro compreende uma área média de 62 hectares, com capacidade para receber cerca de 2.600 Ton./dia de lixo oriundos dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Seu gerenciamento foi instituído através de convênio firmado entre o Governo do Estado, a Prefeitura do Recife e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Gestão Compartilhada.
No Brasil, cerca de 76% dos resíduos decorrentes da atividade do homem são depositados aleatoriamente sobre o solo natural, conduzindo a formação de enormes focos de contaminação. O líquido percolado através dos resíduos - comumente chamado de chorume - carreia para o solo uma grande quantidade de substâncias químicas provenientes da degradação dos resíduos, podendo atingir as águas subterrâneas e poluir todo o subsolo de uma região. Assim, a busca de soluções para o problema dos resíduos tem se constituído num enorme empreendimento, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, do ar e dos recursos hídricos do planeta.
A necessidade de se promover uma gestão adequada, a fim de prevenir ou reduzir os possíveis efeitos negativos sobre o meio ambiente e os riscos para a saúde humana. Levando em consideração esta necessidade, as medidas devem ser adotadas de modo a evitar o abandono ou a eliminação descontrolada dos resíduos.
No início de 1994, o governo estadual e municipal, através da FIDEM e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB), uniram-se na busca de soluções. Para aumentar a vida útil da área e minimizar os danos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos, a Prefeitura da Cidade do Recife, através da EMLURB, iniciou um programa de recuperação da área, adotando como tratamento a técnica de bio-remediação. Os estudos realizados pelo Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de