Politica Fiscal
1. Introdução
Este trabalho visa a abordagem dos conceitos relativos à política fiscal e sua situação na política atual do Brasil. Veremos o significado de termos como Superávit/Déficit primário e nominal, tipos de posicionamentos que podem ser adotados pelos governos com relação a politica fiscal como Expansionista, Contracionista. Também veremos como podemos classificar os tipos de tributação, como em Diretos, Indiretos, Progressivos, Regressivos e Proporcionais.
Veremos também um breve histórico de como surgiu à interferência do governo na economia e como cada vez mais é crescente sua participação tanto para no âmbito social como para o posicionamento e crescimento do país. Dentre das medidas tomados pelo governo para alcançar o resultado esperado pelo pais, também será abordado a conexão existente entre politica fiscal e política monetária.
2. Política fiscal e seu histórico
A Política Fiscal são ações do governo destinadas ao ajuste do seu nível de gastos e com isso monitora e regula a economia de um país, ou seja, é a administração das receitas e despesas do setor público. Podemos afirmar que a economia fiscal e a politica monetária caminham juntas, pois todo governo utilizara as duas em combinação para orientar as metas econômicas de um país. A arrecadação de impostos é a forma que se articula a politica fiscal. Com o aumento dos impostos irá afetar a disponibilidade de moeda no mercado, diminuindo o poder de consumo e de poupança dos particulares (uma das formas utilizadas para controlar a taxa de inflação).
As despesas do Governo derivam da prestação de serviços e/ou da produção de bens pelo setor público, tais como o pagamento de salários de funcionários públicos, obras, aposentadorias, etc. Atualmente, o pagamento de juros é a parcela mais significativa dentre os gastos do governo federal no Brasil, juntamente com a previdência privada. As receitas resultam de