Polissacarídeos
Esse grupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos.
Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas.
Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. A quitina, por exemplo, é constituinte da parede celular de fungos e do exoesqueleto de artrópodes. Se ela fosse solúvel, esses animais não poderiam entrar em contato com a água que todo seu esqueleto amoleceria.
No momento da digestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. A reação de quebra ocorre através da hidrólise. Note que a reação de união entre dois monossacarídeos ocorre pelo processo inverso, reação por desidratação.
As moléculas de polissacarídeos são polímeros, ou seja, as moléculas que os constituem são idênticas ou semelhantes. Essas unidades são chamadas de monômeros.
Molécula de celulose
Ilustração: www2.ufp.pt
Principais Polissacarídeos estruturais
Polissacarídeo Função
Celulose Participa da composição da parede celular dos vegetais. É o carboidrato mais abundante na natureza.
Quitina Está presente na parede celular de fungos e no exoesqueleto dos atropodes. Possuem grupos amina (NH2) em sua cadeia.
Principais Polissacarídeos energéticos
Polissacarídeo Função
Amido Apresenta função de reserva. É encontrado em raízes, caules e folhas.
Glicogênio É o carboidrato de reserva dos animais e dos fungos. É armazenado nos músculos e no fígado dos