Prática 22 – atividades químicas dos ametais
DE QUÍMICA
PRÁTICA 22 – ATIVIDADES QUÍMICAS DOS AMETAIS
Em condições normais, o flúor é um gás amarelo, o cloro é um gás amarelo-esverdeado, o bromo é um líquido castanho que passa facilmente a vapor e o iodo é uma substância sólida cor vileta-escuro e com brilho metálico.
As soluções aquosas de iodo apresentam uma coloração opaca. Em solventes não polares ou pouco polar, o iodo dissolve-se conservando a cor violeta própria das suas moléculas.
O bromo forma soluções cuja cor varia de dourada a marrom, dependendo da sua concentração. A solução aquosa de bromo é chamada água de bromo.
A água de cloro é uma solução do cloro em água. O cloro reage lentamente com a água de acordo com a seguinte equação:
Cl2 + H2O -----> HClO + HCl
A molécula de F2 tem uma atração por elétrons tão forte, que se torna perigoso o trabalho com o elemento. Ele reage violentamente com água, vidro quente e com a maioria dos metais. Flúor normalmente é armazenado em tanques de metal, uma ligação metálica de Ni, Cu e Fe. Este é um dos poucos metais não atacados pelo F2.
Teoricamente, a reação NaCl + I2 formaria NaI + Cl2, pois o iodo tem o iodo deslocaria o cloro do NaCl, mas na prática não observa-se essa reação, porque o Iodo não tem a força necessária para deslocar o cloro, pois o cloro tem maior potencial de redução que o iodo.
1. Qual é a tendência do potencial de redução quando se caminha no grupo 7ª do cloro ao iodo?
Os elementos pertencentes à família 7ª são os halogênios. Nas reações químicas os halogênios apresentam propriedades oxidantes, recebendo um elétron. A atividade oxidante dos halogênios aumenta com a diminuição do raio atômico, sendo o iodo, em comparação com os outros halogênios, um redutor mais forte. Então o potencial de redução do iodo é o menor na família dos halogênios.
Portanto o potencial de redução aumenta do iodo em direção ao cloro.
2. Um laboratorista usa uma jóia de prata e está