tabela
1. (Ufrn 2013) O efeito fotoelétrico está presente no cotidiano, por exemplo, no mecanismo que permite o funcionamento das portas dos shoppings e nos sistemas de iluminação pública, por meio dos quais as lâmpadas acendem e apagam. Esse efeito acontece porque, nas células fotoelétricas, os metais emitem elétrons quando são iluminados em determinadas condições. O potássio e o sódio são usados na produção de determinadas células fotoelétricas pela relativa facilidade de seus átomos emitirem elétrons quando ganham energia. Segundo sua posição na Tabela Periódica, o uso desses metais está relacionado com
a) o baixo valor do potencial de ionização dos átomos desses metais.
b) o alto valor da afinidade eletrônica dos átomos desses metais.
c) o alto valor da eletronegatividade dos átomos desses metais.
d) o alto valor do potencial de ionização dos átomos desses metais. 2. (Uepg 2013) Comparando-se as propriedades periódicas dos elementos que compõem o assinale o que for correto.
Dados: K (Z=19) e (Z=17).
01) O potássio possui maior caráter metálico.
02) O cloro possui maior eletronegatividade.
04) O cloro tem maior raio atômico.
08) O potássio tem maior eletroafinidade.
16) O potássio tem maior potencial de ionização. 3. (Ufpb 2012) O uso de matérias-primas de fontes renováveis, com pouca ou nenhuma toxicidade é uma prática ecologicamente correta. Um exemplo é a substituição do antidetonante chumbo tetraetila da gasolina pelo etanol anidro. A respeito do chumbo, identifique as afirmativas corretas:
( ) É um metal de transição.
( ) Possui eletronegatividade maior que a do carbono.
( ) Encontra-se no 6º período da Tabela Periódica.
( ) Possui raio atômico maior que o do estanho.
( ) Possui energia de ionização superior a do bário. 4. (Ufpe 2012) O segundo período da tabela periódica é formado pelos elementos Li, Be, B, C, N, O, F e Ne.