Polarimetria e refratometria
1 Introdução
2 Material e Método
2.1 Material
2.2 Método
3 Resultado
4 Discussão
5 Conclusão
6 Referência Bibliográfica
POLARIMETRIA E REFRATOMETRIA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SACAROSE E PUREZA
1 Introdução
Os açúcares contidos nos alimentos podem ser: sacarose, açúcar invertido (glicose e frutose), lactose, maltose e, ocasionalmente, pentose. Na análise de alimentos, a identificação do açúcar ou açúcares presentes quase sempre depende da natureza do produto, sendo, em muitos casos, os métodos físicos suficientes para sua determinação, onde o desvio polarimétrico ou o índice de refração se relacionam ao conteúdo do açúcar.
A polarimetria estuda as interferências das substâncias opticamente ativas com o plano de polarização da luz monocromática polarizada. Quando a luz polarizada atravessa uma substância qualquer, ela interage com milhões de moléculas, sofrendo desvios em sua orientação. Se a molécula apresentar simetria, interações sucessivas não causarão desvio líquido no plano da luz polarizada. Agora, se a molécula não apresentar simetria, ou seja, se ela não se sobrepor à sua imagem especular, as interações causarão um desvio do plano da luz polarizada, e diz-se que a substância apresenta atividade óptica. Os açúcares são substâncias quirais, pois sua molécula tem um átomo de carbono assimétrico, ou seja, está ligada a 4 grupos diferentes. Portanto, através da polarimetria é possível identificar o grau de pureza desse produto, utilizando-se de um polarímetro que mede a rotação específica da substância, a qual varia em função da temperatura, do comprimento de onda empregado (quanto mais curto, maior o ângulo), da natureza química da substância e da sua concentração.
O fundamento da refratometria consiste na penetração de uma luz num líquido e sua mudança de direção, o que denomina-se refração. O ângulo de refração, medido em graus, indica a mudança de direção do feixe de luz. Um